Soja é benéfica para o colesterol; conheça as formas de consumo desse alimento

0
93

A soja é um alimento benéfico para o controle do colesterol, contribuindo para a prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), a principal causa do infarto do miocárdio(ataque cardíaco) e do derrame cerebral.

A ingestão de proteína da soja (25 gramas por dia) pode reduzir o colesterol ruim (LDL-C) em menos 6%, portanto,pode ser considerada como auxiliar no tratamento do colesterol elevado. A soja pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, moída para fazer farinha ou processada para fazer óleo, como leite, coalhadas e concentrados de proteínas.

Saiba um pouco mais sobre os derivados da soja:

Queijo da soja (TOFU):

É obtido amassando-se os grãos de soja deixando-os de molho em água; suas proteínas  são coaguladas e precipitadas por adição de saias de cálcio e magnésio, geralmente o sulfato de cálcio. O tofu é muito utilizado em sopas, cozidos, ou mesmo in natura temperado com shoyo.

Molho de soja (SHOYO):

O shoyo é um molho obtido pela fermentação dos grãos de soja misturados a cereais. Após a fermentação é acrescentado sal e, no final, o produto é pasteurizado, filtrado e envasado.

Pasta de soja (MISSÔ): 

É um produto pastoso e salgado, obtido pela fermentação de soja e cereais, acrescido de sal. É utilizado em sopas e como tempero. As pessoas hipertensas devem evitar o seu consumo, assim como  o de shoyo.

Leite de soja (TONYU):

É obtido pela trituração dos grãos, seguido de tratamento térmico, e depois, filtração para remoção de sedimentos. O leite de soja tinha um sabor peculiar de soja, o que o tornava impopular; mas o recente avanço tecnológico conseguiu torná-lo em uma bebida agradável e muito consumida. Este alimento estimula a proliferação de lactobacilos intestinais, que normalmente  habitam o intestino e mantêm o equilíbrio da flora intestinal.

Proteína texturizada de soja (PTS):

É obtida a partir do processamento especial da farinha de soja desengordurada.Têm aparência semelhante a carne sendo muito utilizada na indústria de embutidos na composição de salsichas e hambúrgueres.

Fonte:Soja e suas aplicações-Editora Médica e Científica-RJ(1996).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here