Soja pode reduzir a pressão arterial em mulheres menopausadas (artigo comentado)

0
130

Substituir fontes de proteína por soja parece diminuir a pressão sangüínea em mulheres na pós-menopausa e pode também reduzir níveis de colesterol em mulheres com hipertensão arterial.

A pesquisadora Francine K. Welty, M.D., Ph.D. e colegas , do Beth Israel Deaconess Medical Center ( Boston – Estados Unidos ) , designaram 60 mulheres saudáveis na pós-menopausa para seguirem duas dietas de oito semanas cada numa ordem aleatória. A primeira dieta, a dieta "Therapeutic Lifestyle Changes (TLC)" consistiu de 30% das calorias vindas da gordura (com 7% ou menos de gordura saturada), 15% de proteína e 55% de carboidratos; 1200 miligramas de cálcio por dia; duas refeições de peixe gorduroso (como salmão ou atum) por semana e menos de 200 miligramas de colesterol por dia. A outra dieta teve a mesma quantidade de calorias, conteúdo de gorduras e proteínas, mas as participantes foram instruídas a substituir 25 gramas de proteína por meia xícara de soja sem sal. Foram medidas a pressão arterial e o colesterol total no sangue no começo e no fim de cada período de oito semanas.

No começo do estudo, 12 mulheres tinham pressão arterial alta (140/90 miligramas de mercúrio ou mais) e 48 tinham pressão arterial normal. "A suplementação com soja reduziu significativamente a pressão sangüínea sistólica e diastólica em todas as 12 mulheres hipertensas e em 40 das 48 mulheres com pressão normal," escreveram os autores. "Comparada com a dieta TCL sozinha, a dieta TCL com soja diminuiu a pressão arterial sistólica e diastólica em 9,9% e 6,8% respectivamente em mulheres hipertensas e 5,2% e 2,9% respectivamente em mulheres com pressão normal.

"O estudo foi realizado sem alteraçóes do estilo de vida; além disso, a dieta da soja pode ser uma modalidade de baixo custo, prática e segura para reduzir a pressão arterial. Se as descobertas se repetirem em um grupo amplo, elas podem ter implicações importantes para reduzir o risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa," eles concluem.

Fonte:Arch of Inter Medicine ( 2007 ).

Comentário: embora os alimentos ricos em soja sejam comprovadamente benéficos , para as anormalidades do colesterol e para a aterosclerose ( formação de placas de gordura nas artérias ), este pequeno estudo , ainda que levante uma hipótese , não é capaz de assegurar os benefícios da soja sobre a pressão arterial em mulheres menopausadas.

Comentário: Dr. Tufi Dippe Jr. ( cardiologista clínico e especialista em hipertensão arterial ).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here