Sonolência diurna afeta 20% da população; conheça as suas causas

0
247

A sonolência diurna excessiva é o sintoma mais comum dos distúrbios do sono,  afetando cerca de 20% da população adulta. Pessoas com sonolência diurna apresentam um risco maior de acidentes de trabalho e com veículos motorizados. Um prejuízo significativo na qualidade de vida é um achado comum nestes indivíduos.

As causas mais comuns de sonolência diurna são a privação do sono, síndrome da apnéia obstrutiva do sono e as medicações sedativas.

Causas de sonolência excessiva diurna:

– Sono execessivo de origem central: narcolepsia (0,02 até 0,18% da população), narcolepsia idiopática (10% dos pacientes com suspeita de narcolepsia) e a síndrome Kleine-Levin (doença neurológica rara e complexa, caracterizada por sonolência excessiva  e que afeta primariamente os adolescentes).

– Sono excessivo secundário: distúrbios do sono como a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (roncos, apnéia e sonolência diurna) e síndrome das pernas inquietas.

– Privação do sono (comum em adolescentes).

– Doenças médicas:traumatismo cerebral, derrame cerebral, câncer, encefalites e doenças neurodegenerativas.

– Doenças psiquiátricas:depressão.

-Efeitos de medicamentos: agentes bloqueadores alpha-adrenérgicos (para tratar a tosse), anticonvulsivantes (como a hidantoína), antidepressivos (inibidores de mao, antidepressivos trcíclicos e inibidores seletivos da recaptação da serotonina), agentes antidiarreicos, agentes antieméticos (para evitar as náuseas e vômitos),antihistamínicos (para tratar alergias),antiespasmódicos (para tratar cólicas abdominais), antiparkinsonianos (para tratar a doença de Parkinson) e antipsicóticos (para tratar a esquizofrenia, por exemplo).

"O Portal do Coração alerta: nunca suspenda ou troque um medicamento prescrito por seu médico, sem a autorização do mesmo. Esta atitude poderá acarretar sérios riscos para a sua saúde".

Fonte:Am Fam Physician(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here