Substituir uma refeição por suplemento alimentar, melhora o quadro clínico e laboratorial de diabéticos do tipo 2, diz estudo

0
59

Com o aumento da prevalência do diabete melito do tipo 2 em todo o mundo e o grande impacto negativo na saúde pública, na produtividade e na qualidade de vida, as estratégias para prevenção das complicações do diabete melito do tipo 2, são de interesse mundial.

Pesquisadores avaliaram a eficácia de um suplemento alimentar específico para diabéticos, chamado de Glucerna SR. Foram avaliados 150 diabéticos do tipo 2 da China, com idades de 18 a 70 anos e com um índice de massa corporal igual (IMC) ou maior que 23 kg/m2.

Um grupo de 50 desses pacientes diabéticos (grupo controle) recebeu orientações sobre exercícios físicos, dieta e acompanhamento médico. Outro grupo, composto de 100 diabéticos (grupo tratamento), recebeu as mesmas orientações, além de ter uma refeição diária substituída pelo suplemento alimentar Glucerna SR.

Parâmetros como a pressão arterial, peso, circunferência abdominal, glicemia (taxas de açúcar no sangue) e os níveis de insulina (hormônio que permite a entrada do açúcar nas células) foram avaliados antes do início do estudo, em 3 meses e ao final do estudo, 6 meses após o início.

Todos os parâmetros apresentaram melhora nos diabéticos do tipo 2 incluídos no grupo tratamento (que usaram Glucerna SR). O único parâmetro que apresentou melhora no sexto mês, nos diabéticos do grupo controle, foi a redução do peso. Os autores do estudo concluem que o suplemento alimentar Glucerna SR é uma estratégia útil no manejo dos pacientes diabéticos do tipo 2.

Fonte: Pac J Clin Nutr (2008).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here