Suco de laranja auxilia na prevenção da hipertensão arterial, diz estudo

0
157

Um estudo avaliou a influência do suco de laranja sobre a pressão arterial e a composição corporal em homens.Os autores concluíram que o consumo regular do suco de laranja foi associado à menor incidência de hipertensão arterial.

Um total de 141 homens, com idade média de 41 anos, tiveram sua pressão arterial, peso corporal, altura, índice de massa corporal (IMC) e a circunferência abdominal avaliados.A frequência e o consumo diário de alimentos e de suco de laranja foram obtidos através de um inquérito alimentar.

Foram verificadas correlação positiva da pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (mínima) com o IMC e correlação negativa com o consumo de suco de laranja. O consumo de suco foi associado positivamente à maior ingestão de vitamina C e negativamente a pressão arterial e IMC para homens adultos jovens (35 a 41 anos).

Na população geral, foi observada tendência de aumento da pressão arterial com a idade, mas esse aumento foi menor nos indivíduos com consumo de suco de laranja.

Os autores do estudo concluíram que o consumo regular de suco de laranja elevou o aporte de vitamina C na dieta e foi associado à menor incidência de hipertensão arterial e obesidade em homens, sugerindo que o suco, ou seus componentes, auxilia na prevenção da hipertensão arterial e na redução de sobrepeso e da obesidade.  

Fonte:Revista Brasileira de Hipertensão.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here