Tabagismo e excesso de peso no final da adolescência, aumentam o risco de morte na idade adulta, diz estudo

0
63

Tabagismo e sobrepeso no final da adolescência aumentam o risco de morte na idade adulta, diz estudo Um estudo sueco teve como objetivo investigar os efeitos combinados do sobrepeso e tabagismo, no final da adolescência, sobre o risco de morte na idade adulta.

Este foi um estudo de registro que considerou ainda outras variáveis como força muscular, posição socioeconômica e idade. Foram analisados dados do registro de recrutamento do serviço militar sueco e do registro das causas de morte. Um total de 45.920 homens suecos (média de idade de 18,7 anos) foi acompanhado por 38 anos.

Foram medidos o índice de massa corporal (baixo peso: IMC menor que 18,5kg/m2; peso normal: IMC entre 18,5kg/m2  a 24,9kg/m2; sobrepeso:IMC entre 25kg/m2 a 29,9kg/m2 e obesidade: IMC maior que 30kg/m2), a força muscular e o tabagismo auto-relatado (não-fumante, fumante leve [1-10 cigarros/dia], fumante pesado [mais que 10/dia]) em testes de alistamento militar obrigatório em 1969-1970 e a mortalidade de todas as causas.

De 1,7 milhões de pessoas-ano, 2.897 homens morreram. Em comparação com os homens de peso normal, o risco de mortalidade foi aumentado nos homens com sobrepeso e homens obesos, com estimativas relativas semelhantes em análises  separadas de fumantes e não fumantes. Nenhum risco aumentado foi detectado nos homens com sobrepeso, embora o baixo peso extremo  (IMC menor que 17kg/m2) foi associado com mortalidade aumentada.

O risco  devido à interação entre IMC e estado de tabagismo não foi significativo  em nenhum estrato. Além disso,  todas as estimativas de interação foram de pequena magnitude, exceto para a  combinação de obesidade e fumante pesado. Em comparação com os não-fumantes, o risco foi aumentado tanto no fumante leve quanto no pesado.

Os autores do estudo autores concluíram que independentemente do estado de tabagismo, o sobrepeso e a obesidade no final  da adolescência aumentam o risco de mortalidade adulta. Afirmaram que a obesidade e o sobrepeso são tão  perigosos quanto o tabagismo pesado e leve, respectivamente, mas não há interação entre o IMC e o estado  de tabagismo. 

Fonte:BMJ(2009).

www.portaldocoracao.com.br

  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here