Tabagismo e hipertensão arterial são as principais causas de morte nos Estados Unidos, diz estudo

0
97

O tabagismo e a hipertensão arterial são responsáveis pela maioria dos casos "evitáveis" de mortes nos Estados Unidos, de acordo com um estudo que avaliou o impacto de 12 fatores de risco modificáveis.

Os 12 fatores de risco modificáveis abordados nesta análise foram: tabagismo, sedentarismo, consumo pesado de álcool, glicemia elevada (níveis elevados de açúcar no sangue), LDL alto (colesterol ruim elevado), hipertensão arterial (pressão alta), sobrepeso e obesidade, consumo excessivo de gorduras trans, ingestão excessiva de sal, dieta pobre em gorduras polinsaturadas, dieta pobre em gorduras da série ômega 3 e baixa ingestão de frutas e vegetais.

Os pesquisadores da Harvard School of Public Health (Boston, Estados unidos) avaliaram os dados de mortalidade de 2005, oriundos do National Center for Health Statistics, e observaram que o tabagismo era responsável por uma em cada cinco mortes, tendo sido particularmente problemático nos homens, enquanto que a hipertensão arterial foi mais nas impactante nas mulheres, causando cerca de uma em cada seis mortes.

O tabagismo foi a principal causa de morte, um total de 467.000, principalmente em homens. O hábito de fumar foi seguido pela hipertensão arterial, o que causou 395.000 mortes no total, e foi a principal causa de morte entre as mulheres. "Pensamos que, com base nesses resultados, a abordagem para a prevenção da mortalidade prematura em homens e mulheres pode ser bastante diferente", disse o Dr. Danaei, um dos pesquisadores do estudo.

Embora a pressão arterial e o tabagismo tenham despontado como os dois maiores culpados, outros fatores também foram significativos.O sobrepeso ou obesidade, a inatividade fisica e as altas taxas de glicemia, foram responsáveis por cerca de uma em cada 10 mortes. Menos importante, porém, foram o excesso de sal, o consumo excessivo de gorduras trans e a baixa ingestão de ômega 3.

Talvez o achado mais surpreendente tenha sido o LDL colesterol elevado, sexto colocado entre os fatores mais importantes, não sendo uma das principais causas de morte na população.

Os pesquisadores também analisaram especificamente as mortes em adultos com idade menor que  70 anos,  constatando que neste grupo o tabagismo foi de longe a principal causa de morte modificável, enquanto que o sobrepeso e a obesidade emergiram como causas mais importantes do que a hipertensão arterial.

Fonte:PLoS Medicine (2009).  

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here