Tabagismo em jovens é influenciado por filmes, confirma estudo

0
142

Um estudo teve como objetivo principal  avaliar a influência dos filmes com personagens fumantes, em crianças e adolescentes,  com relação ao seu risco  futuro de fumar.

Os autores do estudo avaliaram graus variáveis de exposição aos filmes, em escolares que não fumavam, durante o ano de 1999 quando estes tinham entre 10 e 14 anos de idade.

Um total de 2603  escolares, que não tinham histórico de tabagismo, foram incluídos no seguimento do estudo.Nos anos de 2006 e 2007, foram realizadas entrevistas telefônicas com 69% (1.791 indivíduos) desses escolares.

O objetivo primário do estudo era avaliar o desenvolvimento do hábito de fumar. A média de idade nessa ocasião era um pouco mais de 18 anos. Os autores do estudo observaram que 13% (235 indivíduos) desenvolveram o hábito de fumar durante o período de acompanhamento.

O risco relativo de tabagismo era  um terço maior, para cada nível a mais de exposição aos filmes. Os escolares com um maior nível de exposição aos filmes eram duas vezes mais propensos a desenvolverem o hábito de fumar, comparativamente aos escolares com os menores níveis de exposição.

Os autores do estudo concluem que 34% do risco de desenvolvimento do tabagismo entre escolares, podia ser atribuído à exposição aos filmes com personagens fumantes.

Fonte:Pediatrics(2009).

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here