Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Pare de Fumar

Tabagismo em mulheres antecipa a menopausa em até dois anos, aumentando o risco das doenças cardiovasculares 

Em seu estudo, os pesquisadores da UERJ revelam que se a mulher parar de fumar um pouco  antes de chegar à menopausa, o efeito negativo do fumo nesse momento biológico, ou seja, a interrupção precoce do fluxo menstrual, passa a ser  irrelevante, mesmo que a mulher tenha fumado por muitos anos.

A redução da idade da menopausa, que tem como uma das  principais causa o tabagismo, eleva o risco das doenças cardiovasculares,  artrose e osteoporose antes dos 50 anos de idade. Tais achados  implicam em sérios prejuízos na qualidade de vida durante a terceira idade das mulheres.

O  fumo pode antecipar a menopausa em até dois anos.A cada ano que o fim da menstruação é adiado, cai em 2% a mortalidade por doenças cardiovasculares. O pico de aparecimento do primeiro infarto do miocárdio em homens é em torno de 55 anos e, nas mulheres, em torno dos 63 anos de idade.Esta diferença de idade se deve, em grande parte, aos benefícios preventivos promovidos pelo estrogênio, retardando o processo de aterosclerose (obstruções das artérias do coração por placas de gordura) antes da menopausa.

A cada ano, cerca de 50 milhões de mulheres no mundo entram na menopausa. As brasileiras entram na menopausa, em média com 50 anos de idade. O diagnóstico de menopausa natural e feito após a mulher permanecer 12 meses consecutivos sem menstruações.

Fonte: Revista da Sociedade Européia de Menopausa e Andropaus

Artigos relacionados