Terapia de reposição hormonal melhora a qualidade de vida da mulher

0
106

Embora a terapia de reposição hormonal não tenha demonstrado de forma concreta que pode diminuir os riscos das doenças cardiovasculares (podendo aumentar inclusive o risco de trombose venosa e de derrame cerebral), esta terapia pode ser muito útil para mulheres que sofrem com os sintomas relativos ao período do climatério.

Sabemos que a terapia de reposição hormonal é eficaz em reduzir cerca de 70% dos episódios de ondas de calor, típicos do climatério. Além disso, ela diminui os sintomas urogenitais  como o ressecamento vaginal. Outros benefícios da reposição hormonal são a melhoria dos seguintes sintomas: distúrbios do sono,  agitação, irritabilidade, perda de memória, mudanças do humor, cansaço e dores de cabeça.

Por todos esses aspectos, a terapia de reposição hormonal poderá ser instituída no grupo de pacientes que sofrem com os sintomas do climatério, desta forma, atuando favoravelmente na qualidade de vida.

São consideradas contraindicações para o uso da terapia de reposição hormonal a presença de tumores que dependam de estrogênios, como os de mama e endométrio, trombose venosa e embolia pulmonar, sangramento vaginal, doenças do fígado e mulheres que tiveram infarto do miocárdio.

Autor:Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

“O Portal do Coração adverte: nunca incie, troque ou suspenda uma medicação sem orientação médica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here