Tibolona dobra o risco de um derrame cerebral

0
506

Os resultados de um estudo , mostram que a tibolona (Livial®, Organon), aprovado para o tratamento dos sintomas da menopausa, tem efeitos positivos na prevenção de fraturas ósseas, câncer de mama e, possivelmente, câncer do cólon em mulheres com osteoporose acima de 60 anos de idade, mas duplicou o risco de acidente vascular encefálico ( derrame cerebral ).

O medicamento está aprovado em 90 países para o tratamento dos sintomas da menopausa e em 45 países para o tratamento da osteoporose. O estudo LIFT (Long-Term Intervention on Fractures with Tibolone) avaliou 4.538 mulheres , com idades entre 60 e 85 anos , submeitas ao tratamento com a tibolona.

O autor principal so estudo , o Dr. Steven R. Cummings, do San Francisco Coordinating Center e California Pacific Medical Center Research Institute, da universidade da Califórnia ( São Francisco, Estados Unidos ), declarou que é provável que o medicamento seja seguro e benéfico para o tratamento dos sintomas da menopausa em mulheres por volta dos 50 anos de vida.

No entanto, a partir dos 65 anos de idade , as mulheres não devem iniciar ou continuar o tratamento e aquelas com fatores de risco importantes para acidente vascular encefálico ( derrame cerebral ) , tais como diabete melito , hipertensão arterial ou tabagismo , não devem ser submetidas ao tratamento com essa medicação.

Fonte:New Eng J Med ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here