Três xícaras de chá por dia diminuem o risco de derrame cerebral em 21%, aponta revisão

0
44

Três xícaras de chá por dia podem reduzir substancialmente o risco de um acidente vascular cerebral (derrame cerebral), de acordo com uma grande revisão de estudos.

Indivíduos que tem o hábito de beber diariamente pelo menos três xícaras de chá (preto ou verde), apresentam um risco relativo 21% menor de ter um derrame cerebral, quando comparados com aqueles que consomem menos de uma xícara por dia, concluiu a Dra. Lenora Arab, da Universidade da Califórnia (Los Angeles,Estados Unidos).

Este efeito preventivo do chá apresenta a mesma magnitude daquele proporcionado pelo exercício físico, capaz de reduzir o risco de um derrame cerebral em 20%, de acordo com estudos anteriores. Esta revisão incluiu nove estudos observacionais com um total de 4.378 casos de derrame cerebral  numa população de  194.965 indivíduos.

Estes achados foram consistentes  tanto para o chá preto (24% de redução do risco relativo) como para o chá verde (21% de redução do risco relativo). A similaridade dos resultados entre os dois tipos de chá pode ter ocorrido pelo fato de que ambos são produzidos a partir da mesma planta, a Camelia sinensis.

Desta forma, apresentam quantidades similares de antioxidantes. O potencial mecanismo desta ação benéfica permanece ainda especulativa, disseram os autores do estudo. Sabemos que tanto o chá preto como o chá verde demonstraram efeitos benéficos sobre a função vascular, além de reduzirem a pressão arterial e aumentarem a formação do óxido nítrico, uma substância que dilata os vasos. Os chás também são fonte de um determinado aminoácido (theanine), que protege os vasos sanguíneos cerebrais.  

Fonte: American Stroke Association(2009).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here