Ultrassom intracoronariano

0
243
  1. O ultrassom intracoronariano (USIC) é um dispositivo localizado na ponta de um cateter que é introduzido até uma das artérias do coração, e que emite ondas de ultrassom.

Atraves das imagens obtidas através das ondas de ultrassom o USIC permite caracterizar de uma forma mais precisa os aspectos físicos das placas de ateroma (depósitos de gordura nas parede das artérias do coração), estimando melhor a sua gravidade e a necessidade de um tratamento , como a angioplastia coronariana (destruição da placa de ateroma através da insuflação de um cateter- balão).

O USIC poderá ser realizado durante o cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia, a critério do médico hemodinamicista.

Indicações

O  ultrassom intracoronariano (USIC) poderá ser realizado para avaliação das características e da gravidade de uma placa de ateroma, avaliação do resultado de uma angioplastia coronariana, avaliação imediata do implante de um stent (estrutura metálica que poderá ser implantada na artéria coronária por ocasião  de uma angioplastia coronariana) e para detecção de complicações após a implantação de um stent, como a reestenose.

Riscos

O ultrassom intracoronariano é realizado após um cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia, logo, os riscos são inerentes a este último exame.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here