Ultrassom intracoronariano

0
98

O ultrassom intracoronariano ( USIC ) é um dispositivo localizado na ponta de um cateter , que é introduzido até uma das artérias do coração , que emite ondas de ultrassom . Com as imagens obtidas através das ondas de ultrassom , o USIC permite caracterizar de  uma forma mais precisa, os aspectos físicos das placas de ateroma ( depósitos de gordura nas parede das artérias do coração ) , estimando melhor a sua gravidade e a necessidade de um tratamento , como a angioplastia coronariana ( destruição da placa de ateroma através da insuflação de um cateter- balão ). O USIC poderá ser realizado durante o cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia  , a critério do médico hemodinamicista. 

Indicações :

O  ultrassom intracoronariano ( USIC ) poderá ser realizado para avaliação das características e da gravidade de uma placa de ateroma, avaliação do resultado de uma angioplastia coronariana, avaliação imediata do implante de um stent ( estrutura metálica que poderá ser implantada na coronária por ocasião  de uma angioplastia coronariana ) e para detecção de complicações após a instalação de um stent.

Riscos:

O ultrassom intracoronariano é realizado após um cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia , logo , os riscos são inerentes a este último exame ( leia a página sobre cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia  ).  

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here