Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Medida da pressão arterial em tempo real através do smartphone?
Destaques, Hipertensão Arterial

Medida da pressão arterial em tempo real através do smartphone? 

Um dispositivo que pode ser anexado a um smartphone e emparelhado com um aplicativo,  permitirá realizar medidas da pressão arterial em tempo real com uma precisão semelhante ao de um aparelho tradicional, que utiliza um manguito (bolsa de borracha) instalado no braço. Essa é a constatação de um novo estudo realizado por pesquisadores do departamento de engenharia da Universidade de Michigan (Estados Unidos).
Os  autores do estudo acreditam que esse dispositivo é bastante promissor, embora a precisão das medidas da pressão arterial ainda necessitem de uma validação definitiva.
O dispositivo apresenta um sensor, e quando o usuário pressiona esse sensor com o dedo, a medida da pressão arterial é obtida através do método oscilométrico. O aplicativo demonstra os valores da pressão arterial sistólica e diastólica (pressão arterial máxima e mínima, respectivamente) de forma imediata.
Segundo o estudo, o dispositivo produziu uma distorção e erros de precisão de 3,3 e 8,8 mmHg, respectivamente, para a pressão arterial sistólica, em uma faixa de 40 a 50 mm Hg de variação da pressão arterial. Em relação à pressão arterial diastólica, esses valores foram de -5,6 e 7,7 mmHg, respectivamente.
Os autores admitem que o estudo apresenta limitações. O número de participantes foi pequeno (apenas 30 participantes) e nem todos eram hipertensos. No grupo de idosos, cuja variação da pressão arterial é maior ao longo do dia, o dispositivo também precisa ser testado.
Fonte: Science Translational Medicine.
Comentário do autor:
O métodos mais confiáveis e validados para avaliar a pressão arterial fora do consultório ou ambiente médico são a MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) ou MRPA (monitorização residencial da pressão arterial).
Esses métodos estão bem consolidados na prática medica, no entanto, parece inevitável que novas tecnologias, mais simples, possam auxiliar na avaliação da pressão arterial durante o cotidiano das pessoas.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
 

Artigos relacionados