Valores de normalidade do colesterol total e suas frações

0
218

As duas principais gorduras presentes no sangue são o colesterol e os triglicerídeos. As gorduras ligam-se a determinadas proteínas para deslocarem-se no sangue. As gorduras e as proteínas combinadas são denominadas de lipoproteínas. As principais lipoproteínas são os quilomícrons, as lipoproteínas de densidade muito baixa (very low density lipoprotein ou VLDL-colesterol ), as lipoproteínas de baixa densidade (low density lipoprotein ou LDL-colesterol , chamado de "colesterol ruim") e as lipoproteínas de alta densidade (high density lipoprotein ou HDL-colesterol , chamado de "colesterol bom").

Cada tipo de lipoproteína serve para um propósito diferente, sendo metabolizada e eliminada de uma forma distinta. O colesterol total e as suas frações podem ser agrupados através da fórmula de Friedewald (válida apenas para valores de triglicerídeos abaixo de 400mg/dl):      

– Colesterol total = LDL-colesterol + (triglicerídeos dividido por 5 + HDL-colesterol).

Valores de referência do colesterol total e as suas frações: 

Normalizar o nível do  LDL-colesterol é o objetivo primário do tratamento das dislipidemias.O valor ideal do LDL-colesterol varia de acordo com o perfil de risco cardiovascular de cada paciente. A avaliação deste perfil de risco é feita através do escore de Framingham, um sistema de pontuação que leva em conta a idade, sexo, nível do colesterol total, nível do HDL-colesterol, tabagismo, nível da pressão arterial máxima (sistólica) e se esta está sendo tratada ou não com medicamentos.

A partir do escore de Framingham os pacientes podem ser classificados como sendo de baixo risco (risco de infarto do miocárdio ou morte em 10 anos abaixo de 10%), risco intermediário (entre 10% a 20%) e alto risco (mais de 20%).Pacientes diabéticos ou com manifestações clínicas de aterosclerose (como infarto do miocárdio  ou derrame cerebral prévios), são sempre de alto risco (não é necessário realizar o escore de Framingham).Abaixo estão relacionados os valores ideais do colesterol total (CT) e suas frações (HDL-colesterol e LDL-colesterol) de acordo com o perfil de risco cardiovascular de cada paciente:

-Baixo risco :  CT  menor que 200mg/dl   , HDL-colesterol maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres, LDL-colesrterol  menor que 160mg/dl  e triglicerídeos  menor que 150mg/dl.

-Risco intermediário : CT menor que 200mg/dl, HDL-colesterol maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres , LDL-colesterol  menor que 130mg/dl e  triglicerídeos menor que 150mg/dl.

-Alto risco ou diabéticos:  CT menor que 200mg/dl ,HDL-colesterol maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres ou diabéticos , LDL-colesterol menor que 100mg/dl (menor que 70mg/dl  opcionalmente) e triglicerídeos menor que 150mg/dl.

-Presença de manifestações clínicas de aterosclerose: CT menor que 200mg/dl  , HDL-colesterol maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres ou diabéticos, LDL-colesterol menor que  70mg/dl e triglicerídeos menor que 150mg/dl.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here