Variantes genéticas influenciam o desempenho dos atletas de elite, dizem cientistas

0
88

Por décadas, cientistas e fisiologistas do exercício perguntaram-se sobre a intrigante questão: o que fazia com que certos indivíduos superassem  marcas em modalidades  esportivas que os colocavam à frente do resto da população?

Sempre se acreditou que fatores favoráveis, como o estado  nutricional, composição corporal e circunstâncias psicológicas e sociais deveriam estar  presentes e, quando em equilíbrio com uma variedade de propriedades biológicas e mecânicas, determinariam características específicas do desempenho esportivo.  

No entanto, a associação de todos esses fatores não seria suficiente, levando em consideração a variabilidade e, conseqüentemente, as diferenças  interindividuais nas adaptações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas, dependentes da constituição genética de cada indivíduo.

A variabilidade das respostas mecânicas e biológicas dos diferentes sistemas do  corpo humano, particulares dos atletas de elite de cada modalidade  esportiva, possibilita o estudo do que no campo da genética é conhecido como rastreamento dos "genes candidatos". Até o presente momento, sabe-se que no mapa genético humano existem 170 seqüências variantes de genes e de marcadores genéticos que estão relacionados aos fenótipos  (características corporais) de performance e de boa condição física relacionada à saúde.

Hoje, sabemos que cerca de 50% da composição dos músculos do esqueleto humano sofre uma forte influência genética. A identificação de talentos parece estar sendo revolucionada por essas descobertas, com a caracterização genética do indivíduo pesando como parte significativa na decisão da seleção de jovens talentos.

Entretanto, é importante ressaltar  que múltiplos fatores biológicos e ambientais são determinantes da performance e que a análise de um único gene, isoladamente, não necessariamente determina as características físicas de um atleta.Um grande número de genes e marcadores genéticos já está documentado, mostrando associação com características corporais de performance física e  de boa condição física relacionada à saúde.

Fonte:Rev Bras Med Esporte(2007).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here