Veja 7 receitas para aproveitar melhor os alimentos e seus nutrientes

0
72

1-Bolinho de folhas de beterraba:

1 prato cheio de folhas cortadas. 1 copo de água. 4 colheres de farinha de trigo. Sal a gosto. Óleo para fritar.

Lave as folhas muito bem. Prepare uma massa com a água e a farinha de trigo. Misture bem até formar um creme. Acrescente as folhas cortadas e misture bem. Frite às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Pode ser usada folha de cenoura.

2-Carne moída com talos de vegetais:

1 xícara (chá) de carne moída. 3 xícaras de chá de talos bem lavados e picados. 2 tomates sem pele e sem sementes. 1 cebola picada. 2 colheres (sopa) de óleo. Cheiro verde e sal à gosto.

Fritar ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescentar a carne e o restante dos ingredientes. Deixar cozinhar até que a carne e os talos estejam macios. Usar talos de beterraba, brócolis, couve ou cascas de chuchu.

3-Sopa de talos e folhas:

1 xícara (chá) de talos e folhas bem lavados e picados (beterraba,couve-flor, brócolis, cenoura). 2 batatas picadas. 1 cenoura picada. 1 xícara (chá) de caldo de carne. 1 e 1/2 litro de água. Temperos e sal à gosto.

Numa panela, colocar as batatas, a cenoura e os talos e folhas picados, o caldo de carne e os temperos. Acrescentar água e cozinhar até que os legumes estejam macios.

4-Mingau de fubá enriquecido:

1 copo de fubá torrado ou pré-cozido. 1 copo de água. 1 copo de leite. 2 colheres (sopa) de farelo de trigo torrado. Açúcar à gosto. 1 pitada de sal e canela.

Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo, mexendo bem, até levantar fervura. Servir quente.

5-Refresco de casca de mamão com laranja:

1 xícara de casca de mamão. 3 xícaras de água. 5 colheres de sopa de açúcar. 4 laranjas. 1 limão. Bata as cascas de mamão com a água e o açúcar. Coe. À parte, esprema as laranjas, o limão e misture ao líquido. Sirva gelado.

6-Torta de legumes:

3 xícaras de abobrinha em cubos. 1 e ½ xícara de cenoura em cubos. 2 xícaras de nabo em cubos. 1 colher de sopa de cebola. 2 dentes de alho. Sal a gosto. 5 xícaras de água. Massa: 2 unidades de pão amanhecido, 4 ovos, 2 xícaras de leite , sal a gosto, 1 colher de sopa de salsa e ½ xícara de talos de agrião.

Afervente os legumes com a cebola, o alho e o sal até ficarem “al dente”. Escorra e reserve. Bata no liquidificador o pão, os ovos, o leite e o sal. Acrescente a salsa picada e os talos de agrião. Em um refratário, coloque os legumes e cubra com a massa. Asse em forno pré-aquecido.

7-Arroz caipira:

1 e ½ xícara de abóbora picada. 2 xícaras de casca de batata-doce picada. 2 colheres de sopa de óleo. 2 colheres de sopa de cebola picada. 1 dente de alho picado. 2 xícaras de couve-manteiga picada. ¾ de xícara de tomate picado. Sal a gosto. 4 xícaras de arroz cozido.

Cozinhe a abóbora até ficar “al dente” e reserve. Afervente as cascas de batata-doce e reserve. Repique a couve-manteiga. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho, acrescente a couve, a abóbora, as cascas e o tomate e deixe refogar. Verifique o sal. Junte o arroz cozido, misture bem e sirva quente.

Fonte: Receitas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e do Programa Alimente-se Bem – Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de São Paulo e do Ministério da Saúde.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here