VIGESCOLA: Fortaleza e Porto Alegre apresentam os piores índices de tabagismo entre escolares

0
71

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em cooperação com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), implementaram um Sistema Global de Vigilância do Tabaco (GTSS) em todos os continentes e, na região das Américas, através da Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO).

O sistema reúne três grandes inquéritos que têm, como população-alvo, estudantes e profissionais que atuam em escolas e universidades. Um desses inquéritos é o “Global Youth Tobacco Survey” (GYTS) que, no Brasil, é conhecido como VIGESCOLA (Vigilância de Tabagismo em Escolares).

Seu objetivo é monitorar, através de pesquisas  repetidas e periódicas,comportamentos, hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados ao uso do tabaco,  entre os escolares de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. O VIGESCOLA tem sido conduzido no Brasil desde 2002, com a contrapartida dos governos federal,  estadual e municipal. Algumas capitais já realizaram a pesquisa mais de uma vez.

O VIGESCOLA utiliza metodologia e questionário padronizados, definidos pelo Programa Mundial, além de questões que dizem respeito a questões locais. Seu instrumento de coleta inclui informações sobre a prevalência do uso de cigarros e outras formas do tabaco, percepções e atitudes sobre o tabaco, acesso e disponibilidade aos produtos, exposição e fumo passivo, currículo escolar, mídia e propaganda e cessação ao fumo.

Dados nacionais do VIGESCOLA (oriundos de 17 capitais brasileiras) demonstraram que:

– 53% dos meninos  da cidade de Fortaleza e 54% das meninas da cidade de Porto Alegre  já experimentaram cigarros;

– 29% dos meninos da cidade de Fortaleza e 23% das meninas  da cidade de Porto alegre fumaram nos últimos 30 dias;

– 44% e 55% dos meninos e das meninas da cidade de Porto Alegre, respectivamente, estão expostos à fumaça de cigarros dentro de casa (tabagismo passivo).  

Fonte: VIGESCOLA – INCA (dados de 2002-2005).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here