Vitamina A é indispensável para um crescimento saudável na infância, diz nutricionista

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A vitamina A participa intensamente do crescimento e, além disso, aumenta a resistência contra as doenças infecciosas. Existe uma grande variedade de alimentos que a contêm, no entanto, tem sido observado algum grau de deficiência em crianças brasileiras.

As maiores fontes de vitamina A são: óleo de fígado de peixe, cenoura,vegetais verdes escuros e amarelos, ovos, leite e margarina.

Trata-se de um micronutriente que pode, dentro de certos limites, ser armazenado pelo organismo. Portanto, é aconselhável que as fontes de vitamina A façam parte do cardápio da criança pelo menos quatro vezes por semana .

Até os 3 anosde idade, a criança deve ingerir diariamente 400 microgramas de vitamina A, que pode ser obtida através de:

Três copos de leite mais uma cenoura pequena ou uma colher (sopa) de espinafre ou de abóbora. Um dos alimentos mais ricos em vitamina A é o fígado.Basta um pedaço pequeno de fígado (50g) para atender as necessidades de vitamina A por uma semana.

Dos 4 aos 6 anos, é preciso aumentar esta ingestão diária para 500 microgramas. Sugere-se então incluir manga, ou mamão ou laranja ou abacaxi ou tangerina na alimentação diária, além do leite integral, cenoura ou abóbora ou espinafre.

As salada de folhas verdes também são boas fontes se consumidas na porção de um prato de sobremesa.

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004. 

 

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