Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Aconselhamento médico breve dobra as chances de abandono do tabagismo, diz revisão
Destaques, Pare de Fumar

Aconselhamento médico breve dobra as chances de abandono do tabagismo, diz revisão 

Uma revisão de 41 estudos, realizados entre 1972 e 2007, que incluíram mais de 31.000 fumantes avaliou os efeitos do aconselhamento médico visando o abandono do tabagismo. Estes fumantes foram abordados em consultórios, enfermarias hospitalares, ambulatórios e clínicas.

Dezessete destes estudos, baseados em um breve aconselhamento médico (quando comparados a nenhum aconselhamento), demonstraram um aumento médio de 66% nas taxas de cessação do tabagismo. Entre os 11 estudos em que a intervenção foi feita de forma mais intensa e duradoura, o benefício obtido foi um pouco maior (84%).

A comparação direta entre o aconselhamento intensivo e o mínimo, mostrou uma pequena vantagem para o primeiro: 37% a mais de chance de cessação do tabagismo.

Os autores da revisão concluíram que o simples aconselhamento médico pode até dobrar as taxas de abandono do tabagismo. Estima-se que as taxas abandono voluntário sejam na ordem de 2% a 3% ao ano, sendo que o aconselhamento médico breve pode aumentar estas taxas em mais 1% a 3%.

Parece haver uma vantagem adicional pequena do aconselhamento médico intensivo, quando comparado com as intervenções muito breves.

Fonte: Cochrane Reviews.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

Artigos relacionados