Corpo é a maneira como aparecemos para os outros e, é também reflexo do tipo de vida que levamos. Para que nos sintamos bem, precisamos nos aceitar.
Quando não nos sentimos bem com o corpo, o rejeitamos, sendo que é nessa hora que devemos ter mais atenção e cuidado com ele. Se nós mesmos não dermos atenção a ele não serão os outros que darão. Importante é reagir, mas o que acontece com a maioria das pessoas que tem excesso de peso é o contrário. Ficam desanimadas e refletem isso muitas vezes para o consumo alimentar. Comendo cada vez mais ou deixando de se alimentar, como se isso fosse uma punição por não atingirem o padrão de beleza que gostariam. Acomodam-se com a sua situação.
Além disso, fatores psicológicos como dificuldades de relacionamento, ansiedade e medo afetam a quantidade de alimentos ingeridos. Isso porque o “comer” é uma forma de fugir e aliviar essas emoções, usando o corpo como alvo de punições.
Outros fatores que agravam a ansiedade é a falta de estímulo e a dificuldade de encontrar um parceiro (a), comprar roupas, encontrar emprego, enfrentar os olhares das pessoas…
É comum pessoas, acima do peso, atacar o corpo das seguintes maneiras:
– Comer comida fria;
– Comer de madrugada ou em lugares não apropriados (banheiro);
– Comer o que vê pela frente (doce, salgado, doce,…);
– Não comer na frente dos outros por vergonha e, descontar quando está sozinha;
– Usar roupas cada vez mais largas e ficar desleixada (o) com a aparência;
– Usar roupas tão apertadas que até machucam;
– Evitar demorar no banho e não se olhar no espelho;
– Fugir de programas que mostram o corpo (praia, por exemplo).
Para parar com essa guerra contra si mesmo, é preciso ter força de vontade e não se entregar por qualquer motivo.
Algumas atitudes que podem aumentar sua autoestima:
– Procure adotar uma dieta saudável e gostosa, se não conseguir ficar sem “aquele doce”, pelo menos coma apenas um pedacinho pequeno apenas para matar a vontade. Tente diminuir a quantidade dos alimentos que come.
– Pratique exercícios de acordo com o seu gosto. Programe-se diariamente.
– Procure se enfeitar, fique mais vaidoso (a). Dê carinho e atenção ao seu corpo. Isso pode motivá-lo (a).
– Escolha roupas em que se sinta bonito (a).
– Procure conhecer melhor seu corpo, faça algum tipo de terapia corporal.
– Caso não se sinta suficientemente forte para dar algum dos passos acima sozinho (a), procure ajuda especializada (nutricionista, endocrinologista, terapeuta ou grupos de apoio de emagrecimento).
A partir daí para chegar ao peso ideal é uma questão de tempo. Mantenha o equilíbrio e seja otimista sempre. Assim, seu corpo deixa de ser inimigo e passa a contribuir para que trace objetivos e aumente sua auto estima.
Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN1004.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…