Um estudo que avaliou as tendências no uso de medicamentos em crianças e adolescentes americanos, descobriu que o emprego dos agentes anti-diabéticos orais e insulina, ambos para tratar o diabete, e das drogas anti-hipertensivas, aumentou ao longo de um período de dois anos e meio, especialmente em crianças entre seis e onze anos de idade.
O estudo, liderado pelo Dr. Joshua Liberman (CVS Caremark, Estados unidos), declaram que o uso crescente de anti-diabéticos orais e anti-hipertensivos entre crianças e adolescentes indica uma entre duas coisas: maior conscientização das necessidades de tratamento ou aumento na incidência de fatores de risco cardiovasculares tipicamente associados às populações adultas como a obesidade, doença cuja prevalência é crescente nessa faixa etária.
Liberman e seus colaboradores mensuraram todas as prescrições médicas para crianças e adolescentes que são membros da CVS Caremark, um sistema de gerenciamento de benefícios farmacêuticos, a cada mês, desde 1º de setembro de 2004 até 30 de junho de 2007.Em qualquer mês, a população elegível variava de cinco a seis milhões de crianças entre seis e 18 anos de idade.
Durante o período do estudo, o emprego de agentes anti-hipertensivos e anti-diabéticos (hipoglicemiantes orais e insulina) aumentou marcadamente, na ordem de 15% e 23,9%, respectivamente.
Fonte:Archives of Pediatric and Adolescent Medicine(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…