Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Avaliação cardiológica para ingressar em uma academia de ginástica
Destaques, Fitness

Avaliação cardiológica para ingressar em uma academia de ginástica 

Os exercícios físicos desempenham um importante papel na promoção do bem-estar físico e psíquico, sendo sua prática atualmente divulgada e encorajada em todas as faixas etárias. Sabemos que a prática regular de exercícios físicos é um poderosa ferramenta de prevenção cardiovascular.

As academias de ginástica, nesse contexto, passaram a ter um papel de grande destaque, sendo um espaço frequentado por um enorme contingente de pessoas interessadas em realizar exercícios físicos orientados de uma forma segura.

A avaliação médica, com ênfase no sistema cardiovascular e, a avaliação física desses alunos, passaram a ter grande importância, não apenas em relação à prevenção de eventos relacionados aos exercícios, como na prescrição adequada dos mesmos.

O Conselho Federal de Medicina sugere que as pessoas realizem uma avaliação médica antes de iniciarem a prática de exercícios físicos com um clínico geral ou cardiologista.

Avaliação cardiológica para ingressar em uma academia

O exame cardiológico antes do ingresso em uma academia visando uma prática regular de exercícios físicos (aeróbicos e/ou musculação) tem como objetivo detectar possíveis anormalidades cardíacas (silenciosas ou não) que podem levar ao afastamento temporário ou definitivo da prática destes exercícios e, em alguns casos, até a ocorrência de um evento cardíaco durante uma sessão de exercício físico.

A avaliação cardiológica em candidatos a ingressar em uma academia deverá incluir o exame clínico e, no mínimo, a realização de um eletrocardiograma.

Exame clínico

– História clínica:

A presença de sintomas como falta de ar, dor torácica, tonturas ou desmaios, deverão ser pesquisados. Os hábitos de vida do futuro aluno como o tabagismo, etilismo, uso de medicamentos, substâncias ou drogas ilícitas (como anabolizantes, anfetaminas, cocaína e seus derivados, entre outros), deverão ser informados ao médico consultor.

Informações sobre o histórico pessoal de fatores de risco cardiovascular como alterações do colesterol, hipertensão arterial ou diabete melito, deverão ser colhidas. A história familiar de doença cardiovascular prematura ou de morte súbita também é de grande relevância.

– Exame físico:

No exame físico a presença de elevação da pressão arterial, sopros ou alterações do ritmo cardíaco, são achados importantes que devem ser valorizados.

Exames complementares

O eletrocardiograma de repouso e o teste ergométrico (teste de esforço ),  são os exames indicados para complementar a avaliação cardiovascular, sendo o primeiro indicado em todos os alunos que desejem iniciar uma atividade física, independentemente da idade.

A indicação do teste ergométrico nessa situação é motivo de discordância entre os especialistas. Acreditamos, no entanto, que sua utilização mais liberal venha proporcionar maior segurança a todos aqueles envolvidos nessa questão. Os indivíduos que frequentam o ambiente das academias são por vezes extremamente competitivos e, apesar de não serem especificamente atletas profissionais, realizam treinamentos em geral em altas cargas de trabalho, levando a um estresse elevado do sistema cardiovascular.

Naqueles com fatores predisponentes, essa atividade intensa, às vezes extenuante, pode servir como “gatilho” para eventos cardiovasculares que não ocorreriam em situação de menor demanda cardiorrespiratória.

Exames adicionais poderão ser solicitados de acordo com as particularidades de cada indivíduo avaliado.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardilogista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados