Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Bloqueio atrioventricular de primeiro grau (BAV de primeiro grau)
Destaques, Doenças de A a Z, Eletrocardiograma

Bloqueio atrioventricular de primeiro grau (BAV de primeiro grau) 

O nó sinusal ou sinoatrial é o marcapasso natural do coração. Neste ponto inicia-se um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo (câmaras cardíacas superiores), fazendo com que estes se contraiam. O sangue imediatamente será deslocado para os ventrículos (câmaras cardíacas maiores e inferiores).

Quando o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico), este impulso sofre um ligeiro retardo. Em seguida, o impulso dissemina-se ao longo do feixe de His, o qual divide-se em ramo direito (direcionado para o ventrículo direito) e esquerdo (direcionado para o ventrículo esquerdo). Este último é dividido em três fascículos: anterossuperior, anteromedial e posteroinferior.

Em seguida, o impulso atinge os ventrículos, fazendo com que estes se contraiam (sístole ventricular), permitindo a saída de sangue do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro, músculos e outros orgãos do corpo humano. O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação dos pulmões, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio.

O bloqueio atrioventricular (BAV) é a lentificação do impulso elétrico do coração ao nível do nó atrioventricular, podendo ou não  traduzir uma anormalidade estrutural do coração. O bloqueio atrioventricular pode ser de primeiro, segundo ou terceiro grau (bloqueio atrioventricular total ou completo).

O bloqueio atrioventricular de primeiro grau pode ser um achado normal para certos indivíduos (desportistas, por exemplo), indicar a existência de uma doença (febre reumática, por exemplo) ou surgir por causa da ação de drogas, não necessitando de um tratamento específico, apenas de um acompanhamento clínico à critério médico. O bloqueio atrioventricular de primeiro grau isoladamente não costuma ocasionar prejuízo ao funcionamento cardíaco, não impedindo a prática de esportes ou prejudicando uma gravidez..

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. – Cardiologista de Curitiba – CRM/pr 13700.

Artigos relacionados