Acredita-se que o exercício aeróbico (caminhar, correr ou pedalar) reduz parcialmente o risco das doenças cardiovasculares por meio da elevação do HDL-colesterol (“colesterol bom”). No entanto, esse efeito variou bastante entre os diferentes estudos.
O Dr. Satoru Kodama, da Universidade Ochanomizu (Japão), fez uma revisão dos diversos estudos médicos publicados sobre o assunto, visando estabelecer os reais benefícios dos exercícios sobre os níveis do HDL-colesterol. Foram avaliados 25 estudos sobre o assunto. A elevação média do HDL-colesterol foi modesta (cerca de 2,53 mg/dl).
Lembramos que o valor ideal do HDL-colesterol é acima de 40 mg/dl. A prática semanal mínima para aumento do nível de HDL-colesterol foi estimado em 900 kcal de gasto energético ou 120 minutos de exercícios por semana. Estima-se que para cada aumento de 10 minutos de cada sessão de exercício ocorra um aumento de 1,4 mg/dl nos níveis de HDL-colesterol. A prática regular de exercício aeróbico aumenta modestamente os níveis de HDL-colesterol.
Parece existir uma quantidade mínima de exercício que é necessária para o aumento significativo dos níveis dessa fração do colesterol. A duração de cada sessão de exercício, mas do que a intensidade do mesmo, foi o elemento mais importante da prescrição do mesmo. O autor observou também que o exercício foi mais eficaz em elevar o HDL-colesterol nos indivíduos com níveis de colesterol mais elevados inicialmente ou com índice de massa corporal (IMC) mais baixo.
Fonte: Archives of Internal Medicine.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…