Um estudo avaliou o conhecimento de adolescentes gestantes sobre o aparelho genital feminino, bem como, sobre ocorre o processo da reprodução humana.
Este estudo incluiu 200 adolescentes primigestas (que estavam na primeira gravidez), durante consulta pré-natal no Ambulatório da Mulher de Indaiatuba (São Paulo). Foram feitas entrevistas com questionário um estruturado e um modelo feminino tridimensional confeccionado artesanalmente (uma boneca com todos os orgãos genitais e do aparelho reprodutor feminino), objetivando a coleta dos dados.
Os autores do estudo concluíram que a maioria das adolescentes gestantes não tinha um conhecimento satisfatório sobre anatomia (55,5% da amostra), com os órgãos externos (genitais) sendo identificados com maior facilidade e melhor localizados do que os internos (como útero, trompas e ovários).
A função isolada de cada órgão e os aspectos fisiológicos da reprodução, não eram conhecidos satisfatoriamente pelas adolescentes gestantes em 61% e 75,4% dos casos, respectivamente.
Algumas associações significativas foram estabelecidas entre o conhecimento e a idade dos parceiros, diferença de idade do casal, manutenção do vinculo após ocorrência da gravidez, filiação religiosa e a escolaridade. Não houve associação entre os indicadores de conhecimento estudados com a utilização de método anticoncepcional na primeira relação sexual e a intenção de ter um filho naquele momento.
Este estudo faz emergir a complexidade da relação entre o conhecimento sobre anatomia e a função reprodutiva, e a temática da gravidez na adolescência, evidenciando a necessidade de abordagens educacionais mais efetivas, como os programas de educação sexual visando a redução da gravidez precoce e indesejada.
Fonte: Revista da Associação Médica Brasileira.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
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