Esta é a conclusão de um estudo apresentado no congresso do American College of Cardiology (Orlando, Estados Unidos).
Entre os anos de 1973 e 1976, pesquisadores avaliaram as gorduras no sangue (incluindo as taxas de triglicerídeos) e o índice de massa corporal (IMC) de 1.756 crianças da Princeton School (Cincinnati, Estados Unidos). A média de idade das crianças era de 12 anos (variando de 9 até 16 anos).
Entre os anos de 1998 e 2003, 808 destes participantes iniciais foram reavaliados quanto a ocorrência de eventos cardiovasculares. Nessa ocasião a média de idade era de 39 anos (variando de 35 até 43 anos).
Foram observados 29 eventos cardiovasculares em 19 dos 808 participantes que atingiram a idade adulta jovem. Estes eventos incluíam sete angioplastias, uma cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena), oito infartos do miocárdio, 11 cirurgias de carótidas ou de artérias femorais e 2 casos de derrame cerebral isquêmico.
Quando os 789 indivíduos livres de eventos eram comparados com os 19 que desenvolveram complicações cardiovasculares, as taxas de triglicerídeos e o IMC do primeiro grupo eram significativamente menores que do segundo: 76mg/dl versus 127 mg/dl e 20 kg/m2 versus 24,6 kg/m2, respectivamente.
Indivíduos com doença cardiovascular também eram mais propensos a serem fumantes (47% versus 24%) ou terem diabetes do tipo 2 (32% versus 4%). Os autores do estudo concluem que sobrepeso e as taxas elevadas de triglicerídeos na infância associam-se a um maior risco de complicações cardiovasculares quando se tornam adultos jovens. Medidas de prevenção cardiovascular devem iniciar na infância.
Fonte: ACC (2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…