O treinamento de força vem sendo muito utilizado em atividades físicas e esportivas, como estratégia de otimização de qualidade de vida e rendimento. O desenvolvimento dos exercícios que constam em um programa de treinamento pode ser pautado no desenvolvimento de força excêntrica e/ou concêntrica.
Atentando para o fato de que os exercícios excêntricos causam mais danos à estrutura muscular, objetivou-se descrever os métodos utilizados para análise de variáveis que indicam tais danos após o treinamento; bem como, a influência das suas alterações na periodização do treinamento de força. Com base nos resultados referentes aos métodos de análise direto e indireto, conclui-se que sessões repetidas de exercícios excêntricos não levam a um aumento exacerbado do dano muscular e nem retardam o processo de recuperação/reparação muscular.
Leia matéria completa clicando aqui
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…