Estresse significa fadiga, cansaço, tensão. Embora não se tenha uma definição de estresse que contemple todos os seus significados e que satisfaça de modo unânime os pesquisadores, é entendido como um conjunto de reações físicas frente a um estímulo nocivo.
O estresse é uma condição normal na qual o organismo se desvia de um estado normal de repouso, isto é, o estresse não é o agente que atua sobre o organismo, mas o padecimento por ação deste agente.O estresse não se processa apenas de maneira nociva ao organismo.Quando aumenta a eficiência do indivíduo e apresenta uma intensidade tolerável e adequada, é denominado de eustress (estresse positivo).
A gravidez é um período estressante para muitas mulheres. Você pode estar se sentindo muito feliz, triste e assustada, tudo ao mesmo tempo. É bom e natural sentir todas estas sensações.Os níveis muito elevados de estresse podem contribuir para o parto prematuro ou nascimento de fetos com baixo peso. Exemplos de eventos que podem ser altamente estressantes incluem a perda de um emprego, divórcio ou morte de um familiar próximo.
O que você pode fazer:
Reconheça que você realmente sente-se estressada. Aceitar o fato de você está estressada e identificar as situações que lhe causam o estresse são os primeiros passos no sentido a ajudá-la a reduzir o estresse. Você também pode ajudar a reduzir o estresse com algumas medidas:
– Coma com regularidade alimentos nutritivos e beba muita água;
– Descanse quando você pode e quando seu corpo precisar;
– Faça exercícios físicos leves e moderados regularmente;
– Relaxe e medite, ouça músicas ou ainda, escreva;
– Evite qualquer ingestão de bebidas álcóolicas, tabagismo ou ingestão de produtos à base de plantas ou drogas (exceto aquelas prescritas por seu médico);
– Fique longe das pessoas estressantes ou situações geradoras de estresse, sempre que possível;
– Fale com o seu parceiro, amigos, parentes e profissionais da saúde. Se você sentir-se oprimida, fale com um profissional que atue na área da saúde mental;
– Participe de todas as avaliações pré-natais. Isto lhe dará uma garantia de que tudo está bem com seu bebê ou ainda, deixará seu médico ciente sobre algum eventual problema enquanto ainda há tempo patra resolvê-lo. Você se sentirá menos estressada, porque saberá que está fazendo o melhor para você e seu bebê.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…