Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Saúde Mental

Exercício físico reduz ansiedade , estresse e depressão após a menopausa 

Estudo mostra que simplesmente acrescentar caminhadas vigorosas à rotina pode reduzir uma variedade de sintomas psicossociais tais como ansiedade, estresse e depressão em mulheres na menopausa.

"Com o envelhecimento da população, a atividade física representa uma maneira de as mulheres permanecerem mentalmente saudáveis. Atividade física pode ajudar durante e após a transição da menopausa", diz a pesquisadora Deborah Nelson, Ph.D, da Temple University, e autora principal do estudo.

Entre 1996 e 1997, 380 mulheres caucasianas e afro-americanas vivendo na Filadélfia foram recrutadas e acompanhadas por mais de 8 anos. As mulheres relataram a quantidade de atividade física e sintomas da menopausa, incluindo estresse, ansiedade, depressão e acessos de calor. As participantes tinham idade média de 42 anos no início do estudo, 49% eram afro-americanas, 58% tinham completado no mínimo o segundo grau e 38% eram fumantes.

Em relação ao estresse, os pesquisadores constataram que quantidade elevada de atividade física foi mais benéfico às mulheres afro-americanas na pós-menopausa. Elas relataram menor percepção ao estresse do que aquelas que não se exercitaram. Este grupo caminhava em passo moderado (4 milhas/hora), durante uma hora e meia, no mínimo cinco vezes na semana.

Embora o estudo tenha constatado benefícios mentais, ele não mostrou que o exercício tenha reduzido sintomas físicos como acessos de calor (fogachos). O grupo intermediário caminhava cinco vezes na semana durante 40 minutos. O grupo inferior, considerado as que não se exercitavam, caminhava 15 minutos cinco vezes na semana. No início do estudo, todas as mulheres estavam na pré-menopausa. Oito anos depois, 20% estavam na menopausa e 18% na fase final de transição.

Fonte: www.emedix.com.br

www.portaldocoracao.com.br

 

Artigos relacionados