O ganho de peso é uma realidade nos ex-fumantes. Abaixo relacionamos alguns fatos inerentes ao assunto:
– Os fumantes pesam, em geral, menos do que os não-fumantes e ganham peso quando param de fumar.
– O uso da terapia de reposição com nicotina (TRN) pode levar a uma redução do esperado ganho de peso após a cessação do tabagismo. A interrupção do uso da droga leva a um agudo período de ganho de peso, seguido do retorno a níveis semelhantes aos observados nos controles que pararam de fumar sem usar a TRN.
– Em geral, o ganho de peso excessivo acompanha as alterações dos padrões de conduta e personalidade, freqüentemente manifestados sob a forma de depressão, abstenção, autopunição, irritabilidade e agressão.
– As teorias mais aceitas para explicar essa relação entre o tabaco e o peso corporal nos indivíduos fumantes são: aumento da taxa metabólica, com maior gasto de energia nos fumantes; diferenças na qualidade e na quantidade dos alimentos ingeridos nos fumantes; a nicotina exerce uma ação anorética (diminuindo do apetite).
– O ganho de peso é um dos principais responsáveis pelo elevado índice de recaídas na cessação do tabagismo; portanto, é importante o controle do peso corporal no planejamento e durante o processo de cessação.
-Recomenda-se a inclusão de aconselhamento para uma adequada reorientação alimentar, combinada ao estímulo para o aumento da atividade física, a ser iniciada durante as fases de preparação para ação e ação-com o objetivo de diminuir os altos índices de recaídas por esse motivo .
– Contar com o suporte de um nutricionista, quando possível, na equipe de atendimento ao fumante é de grande valia neste contexto.
Apesar de tudo que foi exposto acima, deixar de fumar traz ínúmeros benefícios à sua saúde, superando em muito qualquer transtorno associado ao ganho de peso após o abandono do vício.
Fonte:Diretrizes para Cessação do Tabagismo(2008).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…