As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A mais comum delas , é a doença das artérias coronárias (desenvolvimento de placas de gordura nas artérias do coração), a qual pode ocasionar ataque cardíaco e outras condições graves.
Algumas condições fisiológicas, assim como estilo de vida desregrado e fatores hereditários podem colocar a pessoa sob um risco maior de uma doença cardiovascular. Os fatores de risco podem ser:
– Parâmetros fisiológicos alterados : como taxas altas de glicemia e colesterol ruim ou hipertensão arterial.
– Estilo de vida desregrado : como fumar, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e açúcares e pobre em fibras.
– Fatores hereditários (história familiar de doença cradiovascular).
As pessoas podem e devem tomar medidas para diminuir este risco. Uma alimentação saudável e equilibrada é determinante neste processo.As Fibras vêm apresentando um destaque significativo sendo classificada como um excelente fator protetor contra doenças cardiovasculares.
Segundo estudos conduzidos em Harvard, dietas ricas em fibras reduzem o risco de doença coronariana em 40%.As fibras solúveis presentes nas frutas, na aveia, na cevada, nas leguminosas (entre estas, a lentilha, o feijão, o grão-de-bico, a ervilha) e nas hortaliças, quando consumidas em quantidades adequadas reduzem o colesterol plasmático em 10 a 20%, além disso as bactérias intestinais reduzem as fibras solúveis a ácidos graxos de cadeia curta que em alguns momentos bloqueia a síntese de colesterol no fígado.
Portanto aumentar o consumo alimentos ricos em fibras é uma excelente indicação.
Sugestões:
– Aumente o consumo de pães, cereais e farinhas de grãos integrais.·
-Aumente o consumo de vegetais, especialmente leguminosas e frutas com casca, sementes e caroços comestíveis.
-Consuma cereais com alta quantidade de fibras, por exemplo, a granola, barrinhas de cereais e frutas. Se necessário , inclua suplementos de fibras especialmente elaborados, já disponíveis no mercado.
– Não se esqueça de aumentar também o consumo de líquidos durante o dia.
Ana Flávia Pinheiro- Nutricionista – CRN 1004.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…