O pericárdio é um saco constituído de duas camadas finas que envolvem o coração. Ele contém uma pequena quantidade de líquido entre estas duas camadas (30 a 50 ml), permitindo o deslizamento de uma camada sobre a outra.
O pericárdio mantém o coração em sua posição, impede que este encha-se demasiadamente de sangue ao se relaxar (diástole), e o protege de possíveis infecções que possam acometer o tórax. No entanto, o pericárdio não é essencial à vida e, caso seja removido, ele não produz efeitos negativos sobre o desempenho cardíaco. Em raros casos, ocorre uma ausência congênita do pericárdio.
Pericardite é um processo inflamatório do pericárdio que tem várias causas e se apresenta tanto como doença primária (própria do pericárdio) quanto secundária (comprometimento do pericárdio a partir de outras doenças).
O hemopericárdio é uma acúmulo de sangue entre as duas camadas do pericárdio. Essa condição associa-se a uma inflamação aguda do pericárdio (pericardite aguda), lesões traumáticas, iatrogênicas (causadas por procedimentos médicos) ou em pacientes que usam anticoagulantes (medicamentos que inibem a atuação dos fatores de coagulação do sangue).
O diagnóstico de hemopericárdio costuma ser realizado após a realização de um ecocardiograma, exame que avalia a estrutura e funcionamento do coração através de ondas de ultrassom.
Um hemopericárdico volumoso poderá levar a um tamponamento cardíaco, um quadro clínico grave, que prejudica o funcionamento do coração.
Nessa situação o sangue acumulado no pericárdio deverá ser retirado através de uma punção, feita com uma agulha especial. O procedimento deve ser guiado por imagens obtidas a partir do ecocardiograma.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…