Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Hidroterapia melhora o equilíbrio e diminui o risco de quedas em idosas, diz estudo
Destaques, Fitness

Hidroterapia melhora o equilíbrio e diminui o risco de quedas em idosas, diz estudo 

A falta de equilíbrio e as quedas são problemas comuns e relevantes entre idosos. A hidroterapia é utilizada para tratar doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas. Um estudo demonstrou o efeito benéfico de um programa de hidroterapia em relação ao equilíbrio e o risco de quedas em mulheres idosas.
Foram avaliadas 25 mulheres idosas por meio de duas escalas, a Escala de Equilíbrio de Berg e Timed Up & Go. Posteriormente, foram submetidas a um programa de hidroterapia para equilíbrio, de baixa a moderada intensidade, que consistiu de três fases: fase de adaptação ao meio aquático, fase de alongamento e fase de exercícios estáticos e dinâmicos para equilíbrio.
O programa foi aplicado durante 12 semanas, sendo duas sessões semanais com 40 minutos de duração cada sessão. As idosas foram reavaliadas após a sexta e a decima segunda semanas do programa de hidroterapia.
Os autores do estudo concluíram que a hidroterapia promoveu aumento significativo do equilíbrio das idosas, avaliado por meio da Escala de Equilíbrio de Berg e pelo teste Timed Up & Go, e ainda, redução do risco de quedas, de acordo com o modelo de Shumway-Cook et al.  Acredita-se  que a hidroterapia aumente o equilíbrio e reduza o risco de quedas nas mulheres idosas.
Fonte: Revista Brasileira de Fisioterapia.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
 

Artigos relacionados