As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas. Por seu baixo teor de sódio e alto de teor de potássio, esses alimentos ajudam a reduzir a pressão arterial, além disso, auxiliam na perda de peso, e melhoria dos parâmetros metabólicos, como os níveis de glicemia, triglicerídeos e colesterol.
O estudo INTERHEART demonstrou que a ingestão regular de frutas, verduras e legumes era um fator protetor contra o infarto agudo do miocárdio, conhecido popularmente como “ataque cardíaco”. Antes do COVID 19, o infarto agudo do miocárdio era a principal causa de morte no país.
Posteriormente, o estudo PURE avaliou o impacto da ingestão diária de frutas, verduras e legumes sobre a mortalidade dos habitantes de 18 países, incluindo os EUA, China, Japão e países europeus. Os autores observaram que a ingestão diária de 375 a 500 gramas desses alimentos por dia, relacionava-se a redução das mortes por doenças cardíacas e, também, por outras causas.
Frutas, verduras e legumes típicos do verão
Segue a relação dos alimentos típicos dessa estação do ano:
Janeiro
- Frutas: abacaxi, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva;
- Verduras: alface, cebolinha, couve e salsa;
- Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate.
Fevereiro
- Frutas: abacate, ameixa, carambola, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, maçã, pera, pêssego, seriguela e uva;
- Verduras: escarola, hortelã e repolho;
- Legumes: abóbora, gengibre, milho verde, pepino, pimentão, quiabo e tomate.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…