Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Nó ou nódulo atrioventricular
Destaques, Doenças de A a Z

Nó ou nódulo atrioventricular 

O nó sinusal ou sinoatrial é o marcapasso natural do coração. Neste ponto inicia-se um impulso elétrico que flui sobre os átrios direito e esquerdo (câmaras superiores e menores do coração), fazendo com que estes se contraiam. O sangue, imediatamente será deslocado para os ventrículos (câmaras inferiores e maiores do coração).

Quando o impulso elétrico chega ao nó ou nódulo atrioventricular (estação intermediária do sistema elétrico), este impulso sofre um ligeiro retardo. Em seguida, o impulso dissemina-se ao longo do feixe de His, o qual divide-se em ramo direito (direcionado para o ventrículo direito) e ramo esquerdo (direcionado para o ventrículo esquerdo).

Este último é dividido em três fascículos: anterossuperior, posteroinferior e anteromedial. Em seguida, o impulso atinge os ventrículos, fazendo com que estes se contraiam (sístole ventricular), permitindo a saída de sangue do coração. O ventrículo esquerdo ejeta o sangue para o cérebro , músculos e outros órgãos do corpo humano. O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação do pulmão, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio.

Bloqueios atrioventriculares

O bloqueio atrioventricular (BAV) é caracterizado por uma lentificação ou impossibilidade total da condução do estímulo elétrico dos átrios para os ventrículos, ao nível do nó atrioventricular. Os BAV podem ser de 1º, 2º ou de 3º grau. Os dois primeiros são chamados de incompletos e, o último, de BAV completo ou total.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/13700.

Artigos relacionados