Uma nova análise do estudo BEAUTIFIL demonstrou que um medicamento que dilata as artérias do coração, chamado de cloridrato de ivabradina, diminui o risco de complicações em pacientes portadores de angina do peito limitante e disfunção cardíaca (coração fraco). A angina do peito é uma dor ou desconforto cardíaco ocasionado por obstruções das artérias do coração.
Cerca de 13,8% dos pacientes do estudo BEAUTIFUL tinham angina do peito limitante no início da avaliação. Um total de 734 pacientes foram tratados com ivabradina e 773 com comprimidos de placebo (sem ação terapêutica).A duração média do seguimento destes pacientes foi de 18 meses.
A ivabradina foi associada a uma redução de 24% no desfecho primário do estudo (morte cardiovascular ou hospitalização por infarto do miocárdio ou insuficiência cardíaca). Em pacientes com frequência cardíaca acima de 70 batimentos por minuto, houve uma redução de 73% nas internações por infarto do miocárdio e uma redução de 59% na necessidade de revascularização coronária (angioplastia ou cirurgia de ponte de safena).A ivabradina foi considerada segura e bem tolerada.
O estudo BEAUTIFUL levanta a possibilidade de que a ivabradina pode ser útil para reduzir eventos cardiovasculares maiores em pacientes com doença coronariana estável, disfunção cardíaca (coração fraco) e angina limitante. No entanto, um novo estudo clínico em grande escala está em curso, com o propósito de confirmar essa hipótese.
Fonte:European Heart Journal(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…