Estresse significa fadiga, cansaço, tensão.Embora não se tenha uma definição de estresse que contemple todos os seus significados e que satisfaça de modo unânime todos os pesquisadores, o estresse é entendido como um conjunto de reações físicas frente a um estímulo nocivo.
Um número expressivo de estudos aponta para a prevalência do estresse em trabalhadores na ordem de 10% a 30%, devidos às condições de trabalho e às suas repercussões sobre a saúde, tais como as doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, distúrbios mentais, problemas nas relações com colegas e familiares, depressão e distúrbios do sono.
Pesquisadores concordam que o estresse no trabalho resulta da interação do trabalhador com a suas condições de trabalho.O importante é que haja um compreensão sobre estas relações de trabalho e que as medidas preventivas cabíveis sejam adotadas. O estresse no trabalho é o conjunto de respostas do organismo que se instalam de forma gardual quando há situações no ambiente de trabalho que desencadeiam respostas emocionais, positivas ou negativas, que requerem outras respostas contingentes, as quais os sujeitos nem sempre estão preparados para enfrentar de um modo satisfatório.
O estresse no trabalho se manifesta em três etapas distintas:
– Fase de alerta:
Na fase de alerta, ocorrem aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, contração do baço, liberação de açúcar (glicose) pelo fígado, redistribuição sanguínea da pele para o fortalecimento dos músculos, aumento da frequência respiratória e dilatação dos brônquios, dilatação das pupilas e aumento dos glóbulos de defesa no sangue.
– Fase de resistência:
Na fase de resistência, o organismo procura se restabelecer, passando por uma estágio de adaptação.Com a contínua exposição ao agente estressor, o organismo para para uma fase de exaustão.
– fase de exaustão:
Na fase de exaustão, não sendo eliminado o estímulo nocivo, pode então ocorrer o aparecimento de doenças ou até a morte.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…