Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/9/db/28/portaldocoracao4/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/general.php on line 1275

Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Nutrição

Os carboidratos 

Carboidratos ou hidratos de carbono ou glicídios, são as fontes de energia mais disponíveis na natureza. Quando os carboidratos estão presentes no corpo em proporções adequadas , eles poupam a utilização das proteínas como fonte de energia. Compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio , os carbohidratos podem ser divididos em simples ou complexos.

Os carboidratos Simples:

São as menores unidades incluindo todos os tipos de açúcares. Aparecem na forma de monossacarídeos e dissacarídeos. A glicose ou dextrose, a frutose e a galactose , são exemplos de monossacarídeos, estruturas que são absorvidas fornecendo energia para o trabalho celular. Os dissacarídeos são compostos por dois monossacarídeos. A maioria dos açúcares aparece na forma de dissacarídeos. Os mais importantes deste grupo são a sacarose (açúcar do dia a dia) a maltose e a lactose (açúcar proveniente do leite).

Apesar dos dissacarídeos precisarem de digestão para serem absorvidos, sabe-se que esta ocorre muito rapidamente em indivíduos saudáveis. Os dissacarídeos são importantes para dar sabor adocicado aos alimentos e com isso melhorar a palatibilidade dos mesmos.

Os carboidratos complexos:

São freqüentemente chamados de polissacarídeos, por serem formados pela junção de várias moléculas de monossacarídeos. Um exemplo deste grupo são os amidos, as dextrinas , as inulinas e as fibras alimentares. Os monossacarídeos que compõem estes polissacarídeos são:

Amido = várias unidades de glicose ; as dextrinas = várias unidades de glicose, porém com número menor do que o amido e , a inulina = várias unidades de frutose .

Após a digestão, os carboidratos são utilizados na forma de glicose pelo organismo. A glicose disponível no corpo é proveniente de três fontes: da alimentação (glicose); do músculo, pela quebra do glicogênio muscular e hepático (polissacarídeo) e na falta destes dois reservatórios, das proteínas, que ao serem quebradas também podem produzir energia. Em função destas possibilidades de fornecimento energético recomenda-se o consumo mínimo de 50g de carboidratos por dia, seja qual for o tipo de carboidrato ingerido. Entretanto uma alimentação saudável e equilibrada proverá muito mais do que isso ( 250 a 300g/dia ).

Dra. Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN1104

www.portaldocoracao.com.br

 

Artigos relacionados