Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/9/db/28/portaldocoracao4/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/general.php on line 1275

Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Pênis torto é indicativo de uma doença?
Sexo e Coração

Pênis torto é indicativo de uma doença? 

Pênis torto é indicativo de doença? Se o desvio do pênis não é acentuado, e se o homem não sente dor na hora da ereção, não é necessário se preocupar.

Porém, se há dor é preciso procurar um médico urologista para afastar a doença de Peyronie. Ela é provocada por um alteração do tecido que envolve os corpos cavernosos do pênis. Neste último caso forma-se uma espécie de calo no corpo do pênis (percebido como uma placa endurecida), o que provoca a curvatura acentuada do mesmo.

A doença de Peyronie afeta cerca de 0,4% até 3,5% dos homens adultos. Sua causa não é conhecida. Pequenos traumatismos durante o ato sexual são uma possível explicação para esta doença. Esses traumatismos seriam seguidos por uma cicatrização inadequada do pênis.

Fatores imunológicos talvez estejam envolvidos, pois em alguns casos há associação com fibroses em outras áreas do corpo. Outras situações podem acompanhar a doença de Peyronie, como o diabete melito, gota, uso de medicamentos betabloqueadores, etc. A doença de Peyronie parece ter influência genética.

O diagnóstico da doença de Peyronie é simples, feito através das queixas do paciente e pela palpação da placa endurecida no pênis. Poucas doenças podem ocasionar achados semelhantes aos da doença de Peyronie.

Como é uma doença de causa desconhecida, não há um tratamento eficaz. Naqueles casos assintomáticos e sem uma curvatura peniana acentuada, opta-se por um tratamento conservador. Quando existem sinais de progressão da placa, dor ou curvatura, pode-se optar por drogas administradas via oral (vitamina E associada à colchicina) ou terapia com ondas de choque.

Se houver uma curvatura peniana significativa com a impossibilidade de uma penetração vaginal, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia realizada consiste em retificar o pênis. Algumas técnicas fazem a retirada da placa fibrótica e a sua substituição por outro tecido normal. Nos casos de curvatura severa ou ausência de ereção, a única solução é o implante de próteses penianas.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

Artigos relacionados