A vasectomia é um método contraceptivo cirúrgico que consiste na ligadura dos vasos deferentes, evitando a passagem dos espermatozoides. Este procedimento cirúrgico pode ser realizado com anestesia local. Tem um índice de falha em torno de 0,15%.
Não existe alteração da função sexual após uma vasectomia. Depois de sua realização deverá ser realizada a análise do sêmen, para confirmar a ausência de espermatozoides móveis, que ocorre, em geral, em torno de 12 semanas após o procedimento ou após a ocorrência de 20 ejaculações. A vasectomia poderá ser reversível.
Normas legais para a realização de uma vasectomia
A lei número 9263/96 em seu artigo 10, que regula o parágrafo sétimo da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece que a esterilização voluntária só será permitida nas seguintes condições: em homens com capacidade civil plena, maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…