O número de total de ocorrências médicas durante vôos comerciais vem aumentando, principalmente pelo contingente cada vez maior de pessoas que utilizam esse meio de transporte, mas também pela presença de doenças crônicas nestes passageiros.
Segundo uma recente revisão feita pelos Drs. Silverman e Gendreau, a grande maioria dessas ocorrências médicas durante os vôos comerciais são de pequena gravidade.
Complicações cardíacas, neurológicas e respiratórias são as mais sérias, sendo que os passageiros com mais de 70 anos são os mais propensos a desenvolvê-las. Nos Estados Unidos, a média de idade das pessoas que usam aviões comerciais é de 44 anos para os homens e 49 anos para as mulheres, dizem os autores da revisão.
Os Drs. Silverman e Gendreau alertam para algumas doenças cardiovasculares que contra-indicariam um vôo comercial: infarto do miocárdio 10 dias antes, angina instável, cirurgia de ponte de safena 14 dias antes, derrame cerebral 10 dias antes, insuficiência cardíaca descompensada e arritmias cardíacas descontroladas.
"Os passageiros de avião que são cardiopatas, por diversas causas, devem ser capazes de caminhar uma distância de pelo menos 50 metros ou subir um lance de escadas sem apresentam angina do peito ou falta de ar significativa”, finalizam os pesquisadores.
Fonte:Lancet(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…