Em estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology e apresentado no congresso da American Heart Association de 2017, na Califórnia, pesquisadores investigaram o risco de morte súbita em homens e mulheres durante a relação sexual.
Cerca de 4.500 casos de morte súbita foram identificados na cidade norte-americana de Portland (estado de Oregon), entre 2002 e 2015 (idade média: 65,2 anos; 68% do sexo masculino). A análise mostrou que:
1- Menos de 1% dos casos (total de 34) foi ligado à atividade sexual, para uma incidência de 0,28 por cada 100 mil adultos por ano.
2- Quase 95% das paradas cardíacas relacionadas ao sexo ocorreram em homens.
3- A história de insuficiência cardíaca (“coração fraco”) ou doença arterial coronariana (obstrução das artérias do coração por placas de gordura ou ateromas), ou seja, indivíduos com antecedentes de doença cardíaca, foi semelhante nas paradas cardíacas relacionadas ou não ao sexo.
O estudo teve duas importantes limitações destacadas pelos próprios autores: a falta de informações sobre a frequência de atividade sexual e a impossibilidade de avaliar o risco relativo em relação ao descanso e à atividade física. Por isso, esses resultados devem ser interpretados com cautela.
Fonte: PEBMED.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…