A osteoporose é uma doença óssea que pode afetar todo o esqueleto, tornando os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas. Esse aumento da probabilidade de fraturas é principalmente observado em certos ossos como o fêmur, vértebras da coluna e antebraço.
A osteoporose atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens no mundo, acima dos 50 anos. Nas mulheres, a doença costuma agravar-se após a menopausa, pois o estrogênio apresenta um efeito protetor para essa doença. No Brasil, estima-se que 15 milhões de pessoas seja afetadas pela osteoporose.
Com o aumento da proporção de idosos na população, este número tende a crescer, tornando a osteoporose e as suas consequências um importante problema de saúde pública.
A doença pode ser melhor diagnosticada através de um exame chamado de densitometria óssea. Abaixo enumeramos algumas dicas visando a prevenção desta doença:
– Pratique exercícios físicos leves 3 a 5 vezes por semana, como caminhar, andar de bicicleta ou fazer hidroginástica;
– Alimente-se com comidas ricas em cálcio. O leite é uma das principais fontes de cálcio e deve ser ingerido todos os dias. Lembre-se: você precisa do cálcio e das proteínas do leite, logo, prefira o leite semi-desnatado ou desnatado, pobres em gordura.
– Exponha-se ao sol leve regularmente, pois este é fundamental para que sua pele produza a vitamina D em quantidades necessárias para o seu organismo. Essa vitamina é fundamental para à fixação do cálcio nos ossos.
– Evite o fumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Procure obter seu peso ideal.
– As mulheres devem realizar uma vez por ano, após os 40, uma densitometria óssea. A reposição preventiva de cálcio e vitamina D poderá ser sugerida por seu médico.
Fonte: SBEM.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…