Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Cardiologia Preventiva, Destaques

Síndrome de 

Esta  síndrome ( conjunto de sinais e sintomas ) , também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo ou apical  , têm despertado um grande interesse dentro da comunidade médica , em especial , na cardiologia. Descrita inicialmente na população japonesa , esta síndrome afeta   tipicamente mulheres menopausadas , muitas delas  idosas , cursando com dor no peito e alterações do eletrocardiograma que são típicas de um infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ). Os sintomas da síndrome costumam aparecer após uma situação de  estresse emocional .

A síndrome do “ Coração Partido ” , apresenta algumas características que são muito peculiares . A primeira delas, é que quando realizamos um cateterismo cardíaco ( exame contrastado das artérias do coração ) ,   observamos que as artérias  coronárias são normais ou minimamente afetadas pela aterosclerose ( placas de gordura na parede das artérias ). A segunda característica , é que no ecocardiograma ou na ventriculografia (  uma parte do exame de cateterismo cardíaco ) , a parte inferior ( apical ) do coração não se contrai , dando a impressão que este está  cortado ou partido a partir desse ponto (  “ Coração Partido” ) . Por último , é muito comum a presença de complicações durante o período de internação , no entanto , o risco de morte ou recorrência dessa síndrome costumam ser baixos.

Existem algumas especulações para explicar o surgimento dessa síndrome . Um espasmo coronariano ( contração vigorosa e anormal da parede das artérias )  , alterações da microcirculação do coração ou uma disfunção do sistema nervoso simpático ( com liberação excessiva de adrenalina ) , são as principais hipóteses.

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados