O termo sobrecarga atrial esquerda é comumente empregado em laudos de eletrocardiograma (exame que registra a atividade elétrica do coração em estado de repouso), ecocardiograma (exame de avalia as estruturas e função do coração através de ondas de ultrassom), entre outros exames cardiológicos.
A sobrecarga atrial esquerda é o aumento do volume do átrio esquerdo, câmara cardíaca localizada acima do ventrículo esquerdo. Essas duas câmaras são separadas pela válvula mitral. Durante a contração do ventrículo esquerdo (sístole ventricular), a válvula mitral permanece fechada para que o sangue saia do coração (sentido anterógrado), e não retorne para o átrio esquerdo (sentido retrógrado). O sangue rico em oxigênio movimenta-se em direção à circulação cerebral e ao restante do corpo humano, através da artéria aorta e seus ramos.
Inúmeras são as causas de sobrecarga ventricular esquerda: hipertensão arterial, doenças da válvula mitral (estenose ou insuficiência da válvula mitral), doenças da válvula aórtica (estenose ou insuficiência da válvula aórtica), cardiomiopatias (dilatada, restritiva ou hipertrófica), doença arterial coronariana, fibrilação atrial permanente (arritmia que tem origem nos átrios, que pode ser causa ou consequência da sobrecarga atrial esquerda), entre outras doenças.
A sobrecarga atrial esquerda poderá ocorrer isoladamente ou associada à sobrecarga atrial direita (câmara cardíaca localizada acima do ventrículo direito). Essa última condição é chamada de sobrecarga biatrial.
No eletrocardiograma o diagnóstico da sobrecarga atrial esquerda é feito através da análise da onda P nas derivações D2 e V1. Eventualmente, em alguns laudos de eletrocardiograma, o termo sobrecarga atrial esquerda poderá ser substituído pela abreviatura SAE.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…