A fumaça do tabaco no ambiente doméstico é o principal irritante do aparelho respiratório de crianças. Um estudo avaliou os fatores associados aos sintomas e às enfermidades respiratórias, assim como a principal fonte de exposição ao tabagismo no domicílio de 2.037 crianças menores de cinco anos de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
A exposição ao tabagismo, doenças respiratórias e as características sociodemográficas foram obtidas, por entrevista, com os responsáveis pelas crianças. A prevalência de crianças com sintomas respiratórios foi de 59,9%, sendo maior para as que convivem com fumantes. A asma brônquica foi a doença que esteve mais fortemente associada com o tabagismo.
Outras variáveis que permaneceram associadas às doenças respiratórias foram: o nível socioeconômico, a escolaridade e ocupação da mãe, o distrito sanitário, faixa etária e sexo da criança, aleitamento natural e tabagismo dos moradores. As crianças pertencentes aos níveis socioeconômicos mais baixos e, expostas ao tabagismo dos moradores do domicílio, apresentam maior associação com a doença respiratória.
Fonte: Cadernos de Saúde Pública.
Texto revisado por Nícia Padilha.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…