Uma das doenças mais comuns relacionadas ao processo de envelhecimento da população é a degeneração macular relacionada à idade.
A degeneração macular é a principal causa de cegueira irreversível entre as pessoas idosas, atingindo ¼ dos indivíduos com mais de 75 anos. Estima-se que 5 milhões de brasileiros apresentem degeneração macular em pelo menos um dos olhos. A doença é mais comum em mulheres brancas e de olhos claros. O termo degeneração macular aplica-se a todas as doenças da visão que surgem com o decorrer do tempo.
A degeneração macular atinge a região central da retina dos olhos, responsável pela percepção de cores, formas e detalhes. A doença diminui a acuidade visual.A retina apresenta um metabolismo celular muito intenso, produzindo uma grande quantidade de substâncias (“lixo celular”) que afetam a mácula.
Entre os principais fatores de risco para a degeneração macular temos, além da idade, o histórico familiar e o tabagismo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin (Estados Unidos) acompanhou cerca de 5 mil pessoas com 43 até 84 anos de idade, e demonstrou que os fumantes apresentavam 47% a mais de chance de desenvolver a doença.
Embora seja um assunto controverso, acredita-se que a hipertensão arterial, o excesso de peso e a elevação do colesterol no sangue, também possam influenciar no surgimento e evolução da doença.
Certas mudanças de hábitos como a cessação do tabagismo, utilização de óculos com filtro para raios ultravioleta e uma rica em peixes, nozes, frutas e legumes, podem ajudar na prevenção e no tratamento da doença. O controle da pressão arterial, peso e dos níveis de colesterol também são desejáveis. O tratamento medicamentoso da degeneração macular consiste na aplicação de injeções nos olhos (intravítreas).
Fonte: New Engl J Med.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM PR/13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…