Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques

Você vai se exercitar ? Então escolha o par de tênis certo! 

Os movimentos específicos de cada esporte oferecem impactos diferentes em áreas específicas dos pés, portanto exigem do tênis “reforços” especiais nas regiões mais solicitadas. Há esportes cujo impacto maior ocorre percentualmente na parte plantar próximo aos dedos como o vôlei e o basquete, já a caminhada e a corrida na parte plantar do calcanhar, exigindo assim reforços e matérias com densidade diferentes nestas partes do tênis. Portanto, há sim, uma necessidade de adquirir um par de tênis ideal para cada prática esportiva como seria ideal realizar um exame de análise do tipo e do impacto da passada pessoal ( pedografique ), já que cada pessoa apresenta individualidades anatômicas e mecânicas nos movimentos.

Conseqüências do uso de um tênis incorreto:

O tênis errado não oferece o que o tênis certo assegura quanto à absorção, flexibilidade e distribuição do impacto em um determinado movimento esportivo, deixando o pé, bem como toda a estrutura articular, vulnerável a impactos excessivos e torções que podem gerar desde pequenos traumatismos até verdadeiras lesões ortopédicas mais graves. Também há conseqüências ortopédicas para a pessoa que tem um pé plano, por exemplo, e compra um tênis para pé arqueado ou normal.  Hoje a tecnologia empregada na fabricação de calçados esportivos apresenta tênis que respeitam a morfologia ( desenho do pé e sua curvatura) de cada pessoa.

Modelos para cada modalidade esportiva:

As empresas de calçados esportivos hoje, alteram suas nomenclaturas constantemente utilizando essa ferramenta como estratégia de marketing. Ao comprar um par de tênis nossa atenção deve estar direcionada para o esporte que será praticado, pois é pela escolha do esporte que se escolhe o tênis. Modelos conhecidos como “AIR” ou “CHOXIS” podem ser os mais indicados para caminhada, mas nem sempre essa regra é aplicável a todos. Se um iniciante de caminhada ou corrida adquirir um tênis “CHOXIS” que o deixa mais alto, (como se estivesse usando um salto alto) poderá alterar a estabilidade dos passos deste iniciante visto não estar com a musculatura e articulações preparadas para dar passadas enérgicas e precisas, podendo oferecer instabilidade e imprecisão nos movimentos, deixando este iniciante vulnerável a um entorse, apesar de estar usando um tênis do momento.  Comprar um tênis hoje requer alguns passos: 1. escolher uma loja que tenha experiência no ramo de calçados esportivos, 2 solicitar ao vendedor que indique o setor de tênis para o determinado esporte pretendido. 3 experimentar alguns modelos, vistindo o par e andando no local de teste ou indicado e sintir segurança no movimento.  

Dicas:

– Deixe um espaço de meia a 1 polegada (1,27 a 2,54 cm) entre a ponta do dedo maior e o calçado.

– Calce com as meias esportivas ( que são geralmente mais grossas).

– Compre o calçado conforme tamanho do pé e não pela numeração marcada. 

– Movimente todos os dedos dentro do calçado, pois o calcanhar não deve escorregar quando você caminhar.  

Erros na escolha do modelo:

O erro mais comum é quando se escolhe pela estética, comprar o tal do “tênis lindo”, o “tênis do momento” é o erro mais cometido. Tênis é instrumento de ganho de saúde e ganho de performance de movimento, tênis certo nem sempre é tênis bonito. 

A escolha das roupas:

Cada estação requer a quantidade e tecido específico. Tecidos de alta tecnologia hoje em dia oferecem absorção do suor transferindo ele para fora, sãos os tecidos “que respiram”. Porém, enquanto é uma novidade , torna-se pouco viável para a população. Os profissionais que atuam no seguimento de fitness e wellness (saúde e bem estar), são unânimes em apontar para a prática de esporte é necessário:  roupas leves e soltas, sempre que possível, deixar a pele respirar e estar em contato com o ar diretamente ; cores claras quando há muito sol e jamais use o tal  “plástico” para transpirar mais, essa prática é tão popular quanto absurda, suar mais não emagrece, nem ganha saúde, pode sim prejudicar a respiração da pela e o controle térmico do corpo.  

Autor: Professor de Educação Física Júlio César Valim

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados