ALIMENTOS ENERGÉTICOS OU CALÓRICOS: são aqueles que fornecem energia para todos os processos metabólicos ( digestão e absorção dos alimentos , sono, etc.) e para os exercícios (andar, trabalhar e brincar) , realizados pelo corpo. Pode ser comparados ao combustível de um carro. Na sua falta teremos uma pessoa sem força muscular, lentidão nos movimentos, falta de animo e vitalidade. Alguns exemplos de alimentos energéticos são:
– CARBOIDRATOS E GORDURAS:
CEREAIS: arroz, trigo, milho, aveia, cevada, centeio , etc… FECULENTOS: batata, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, todas as farinhas, etc… AÇUCARES: mel, açúcar, melado, geléia, etc… GORDURAS: óleo, banha, manteiga e margarina.
ALIMENTOS CONSTRUTORES: também conhecidos como alimentos plásticos, são aqueles responsáveis pela construção e formação do corpo, ou seja, os que promovem o crescimento. Participam da formação do sangue, músculos, ossos, cabelos, pele e órgãos, e além de defender o corpo contra doenças , facilitando a sua cura. Alguns exemplos de alimentos construtores são:
PROTEÍNAS EM GERAL (tanto as de alto, médio ou baixo valor biológico) :
LEITE E DERIVADOS: importante na formação dos ossos e dentes , manténdo-os em bom estado. LEGUMINOSAS: importante para a formação das células sangüíneas. CARNES: importante para construir e reparar as células . Participam também da formação dos hormônios, enzimas e secreções.
ALIMENTOS REGULADORES: são aqueles que regulam e controlam as funções do organismo, mantendo a pele saudável e participam ainda , da formação dos tecidos. Em sua falta podem ocorrem alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos, etc… Alguns exemplos de alimentos reguladores são:
FRUTAS: laranja, banana, maçã, abacaxi, mamão, goiaba, pêra, etc… HORTALIÇAS e VERDURAS: alface, almeirão, etc … LEGUMES: chuchu, tomate, cenoura, etc.
O ideal é ter uma alimentação equilibrada consumindo diariamente alimentos energéticos, construtores e reguladores.
Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN1004.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…